The role of social media: the TravelPlot Porto case study

  • Soraia Ferreira University of Porto
  • Artur Pimenta Alves University of Porto
  • Célia Quico University Lusófona of Humanities and Technologies
Palavras-chave: Location based transmedia storytelling, Redes sociais

Resumo

As redes sociais desempenham um papel essencial nas campanhas de marketing nos tempos de hoje. Estas proporcionam às marcas a oportunidade de alcançarem os públicos-alvos, e influenciarem o processo de decisão duma audiência mundial com recursos limitados. Em 2012, o Porto foi palco de uma experiência piloto – TravelPlot Porto. Este projeto location based transmedia storytelling convidou os turistas a participarem numa caça ao tesouro, in loco durante a sua visita à cidade, ou virtualmente, através das redes sociais. Este artigo analisa o comportamento dos utilizadores nas redes sociais institucionais integradas no TravelPlot Porto. Da análise destas três redes sociais – Facebook, Twitter e YouTube – conclui-se que o número de utilizadores alcançado em diferentes países foi elevado, revelando um grande potencial das redes sociais para a promoção do turismo, e em particular, nos projetos location based transmedia storytelling.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Ferreira, S., Alves, A. P., & Quico, C. (2014). The role of social media: the TravelPlot Porto case study. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 151-160. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11407
Secção
E-tourism e TIC