Análise estratégica do mercado emissor chinês em Portugal

  • Vitor Rodrigues Universidade de Aveiro
  • Zélia Breda Universidade de Aveiro
Palavras-chave: República Popular da China, Turismo emissor, Portugal, Estratégias

Resumo

O turismo emissor da República Popular da China, embora com um atraso considerável face ao boom turístico ocorrido no período pós-2ª Guerra Mundial, registou um crescimento exponencial a partir 1983 e alcançou o título de maior mercado emissor à escala mundial, em 2012, com mais de 83 milhões de cidadãos chineses a realizarem viagens de âmbito internacional. Embora este crescimento apresente resultados mais significativos em destinos asiáticos, nomeadamente no Sudeste Asiático, as viagens internacionais de longa distância são, cada vez mais, uma realidade. Neste contexto, a Europa posiciona-se como um destino de eleição, pela ulticulturalidade apresentada, embora seja a região de destino para ‘apenas’ 4% da totalidade do mercado chinês. Simultaneamente, poucos são os países europeus que se destacam enquanto recetores de turistas chineses – Rússia, Reino Unido, Alemanha e França. Portugal, por sua vez, motivou a visita de 52 mil chineses, em 2012, mas as ligações históricas com a Ásia e as recentes parcerias económicas sino-portuguesas podem estimular o crescimento deste mercado. Desta forma, o presente artigo pretende efetuar uma análise referente à evolução do mercado emissor chinês em Portugal e, posteriormente, delinear um conjunto de potenciais estratégias para a promoção de Portugal e a captação de fluxos turísticos chineses.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Rodrigues, V., & Breda, Z. (2014). Análise estratégica do mercado emissor chinês em Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 123-137. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11399
Secção
Comportamento do consumidor