Perfil e segmentação do visitante de festivais de vinho: o evento EV-Essência do Vinho – Porto

  • Ana Maria Ramires Príncipe dos Santos Instituto Superior de Administração e Gestão
  • Ana Cristina Correia de Sousa Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Susana Regina Marques Instituto Superior de Administração e Gestão
Palavras-chave: Festivais de vinho, Enoturismo, Perfil do visitante, Segmentação, EV– Essência do Vinho – Porto

Resumo

Este trabalho tem por base o estudo da 10ª edição do evento EV-Essência do Vinho que se realizou no Palácio da Bolsa, Porto, entre os dias 7 e 10 de fevereiro de 2013. O seu principal propósito é o de caracterizar e identificar o perfil do visitante do evento, contribuindo, assim, para colmatar a escassez de investigação empírica sobre festivais e eventos relacionados com o vinho e o enoturismo em Portugal. A partir da adaptação de um conjunto de modelos propostos na literatura e utilizando a metodologia de inquérito por questionário, este estudo identifica três segmentos de visitantes que refletem diferentes perfis em termos de dados sociográficos, motivações de visita, envolvimento com o mundo do vinho, comportamento de compra e hábitos de consumo. Esta segmentação constitui uma importante ferramenta não apenas conceptual, mas revela-se, também, fundamental para a tomada de decisão por parte de organizações e agentes dinamizadores.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Santos, A. M. R. P. dos, Sousa, A. C. C. de, & Marques, S. R. (2014). Perfil e segmentação do visitante de festivais de vinho: o evento EV-Essência do Vinho – Porto. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 95-110. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11389
Secção
Comportamento do consumidor