O autocaravanismo em Portugal: contributos para o seu desenvolvimento

  • Marta Susana Gomes Almeida Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
  • Eugénia Cristina Peixoto Godinho Lima Devile Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
Palavras-chave: Autocaravanismo, Turismo itinerante, Comportamento do consumidor, Motivações do autocaravanista

Resumo

O presente estudo tem como objetivo estudar a modalidade do autocaravanismo em Portugal. Este é uma modalidade de turismo que, apesar de estar em expansão em vários países europeus, é pouco valorizado pelas entidades públicas e privadas do setor do turismo em Portugal e, do ponto de vista da investigação científica, constitui um tópico também pouco explorado. O sucesso da oferta turística em atrair e fidelizar turistas depende do seu posicionamento face às necessidades e desejos do mercado-alvo. Pretende-se assim aprofundar o conhecimento do perfil dos praticantes de autocaravanismo e fornecer um contributo para futuras ações estratégicas de promoção e acolhimento ao autocaravanismo. Para concretizar este objetivo foi aplicado um inquérito a uma amostra de 271 autocaravanistas portugueses, que constitui
a base empírica deste estudo. Os resultados obtidos permitiram compreender a importância atribuída a diferentes fatores no processo de decisão associado ao destino e a identificação de motivações subjacentes ao autocaravanismo, bem como analisar o comportamento dos autocaravanistas em relação a práticas no destino. Os  resultados mostram a relevância que estes fatores poderão ter em futuras políticas de desenvolvimento desta modalidade, suportadas na sustentabilidade e competitividade dos destinos.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Almeida, M. S. G., & Devile, E. C. P. G. L. (2014). O autocaravanismo em Portugal: contributos para o seu desenvolvimento. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 69-79. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11383
Secção
Comportamento do consumidor