How visitors of luxury cruises perceive a tourist destination: internal determinants, satisfaction and intention to return

  • Elodie Carreira Zeferino Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
  • Sandra Maria Correia Loureiro Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
  • Paulo Rita Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
Palavras-chave: Passageiro de cruzeiro, Satisfação, Intenção de voltar, Lisboa, Regressão múltipla

Resumo

A indústria de cruzeiros está a responder ao aumento da procura por viagens de luxo, usando navios de cruzeiro maiores e com mais luxo, os quais estão agora a chegar aos principais portos marítimos e a mais terminais novos. Neste sentido, é importante perceber se os passageiros estão satisfeitos e se eles pretendem regressar. Assim, foi conduzido próximo do Porto de Lisboa um inquérito com o intuito de compreender a satisfação dos turistas internacionais de cruzeiros, bem como as suas intenções de voltar e recomendar Portugal. A informação foi recolhida a partir de uma amostra de 412 participantes foi tratada usando análise por regressão múltipla. Os resultados realçam que é importante assegurar que portos marítimos como Lisboa podem tirar vantagem destes grandes navios e, por consequência, das pessoas que chegam de toda a parte do mundo, quase todos os dias a Lisboa.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Zeferino, E. C., Loureiro, S. M. C., & Rita, P. (2014). How visitors of luxury cruises perceive a tourist destination: internal determinants, satisfaction and intention to return. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 49-58. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11379
Secção
Comportamento do consumidor