O poder do word-of-mouth e do conteúdo gerado por utilizadores na comunicação turística: O caso de uma agência de viagens à medida
Resumo
O presente artigo tem como principal objetivo compreender a importância do word-of-mouth e do conteúdo gerado por utilizadores nos viajantes e na atividade turística em Portugal, analisando o exemplo da TravelTailors, agência de viagens à medida. Estudos demonstram que o word-of-mouth influencia as decisões de compra na atividade turística e que os consumidores procuram informações em websites com conteúdo gerado por utilizadores quando estão interessados num produto ou serviço. Pretende-se concretamente identificar as principais fontes de informação sobre atividades turísticas para os consumidores portugueses, avaliar em que medida confiam na experiência de utilizadores e no conselho de familiares e amigos, face às outras fontes de informação, e perceber se o word-of-mouth e o conteúdo gerado por
utilizadores influenciam as suas escolhas turísticas. Recorreu-se à literatura científica e a estatísticas sobre o tema, à observação participante e análise documental na TravelTailors e ao inquérito por questionário à lista de contactos portugueses desta agência. Os resultados mostram uma especial relevância do word-of-mouth para os consumidores e a agência.