A influência pessoal na imagem de um destino turístico: o efeito mediador da familiaridade

  • María Cordente-Rodríguez University of Castilla-La Mancha
  • Águeda Esteban-Talaya University of Castilla-La Mancha
  • Juan-Antonio Mondéjar-Jiménez University of Castilla-La Mancha
Palavras-chave: Imagem, Motivação, Familiaridade, Destino, Competitividade

Resumo

O estudo do comportamento dos consumidores turísticos e sua modelação têm sido alvo de investigação durante anos, porque o seu conhecimento ajuda a satisfazer os consumidores, orientar a decisão dos gestores públicos e privados e alcançar uma posição forte, em comparação com outros destinos concorrentes. É importante também na atual situação, onde, além de mudanças económicas que afetam a atividade turística, se verificam constantes mudanças na procura ocorrem em termos de novas necessidades. A imagem de um destino é um fator determinante para os consumidores no momento da escolha do destino, portanto, é uma variável relevante para o estudo do comportamento dos consumidores turísticos e um fator chave para a competitividade dos destinos. Antes de a imagem influenciar o comportamento, ela tem de ser formado na mente do consumidor, pelo que é fundamental analisar o que a influencia. O objetivo deste trabalho é analisar o contexto e os determinantes da imagem dos visitantes, entre esses determinantes estão as características individuais, como a motivação (fator pessoal) e a experiência anterior com o destino (fator de estímulo). Este trabalho analisa o efeito dessas variáveis na imagem de um destino, focado na cidade de Cuenca, com o objetivo
final de conseguir aumentar o atrativo e a competitividade. 

Publicado
2015-01-01
Como Citar
Cordente-Rodríguez, M., Esteban-Talaya, Águeda, & Mondéjar-Jiménez, J.-A. (2015). A influência pessoal na imagem de um destino turístico: o efeito mediador da familiaridade. Revista Turismo & Desenvolvimento, (24), 109-123. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i24.10917
Secção
Artigos