A perceção turística de Lisboa: imagem, mobilidade e qualidade de vida

  • Luís Miguel Brito Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)
  • Luca Zarrilli Universidade “G. D’Annunzio” de Chieti-Pescara
  • Marianna Cappucci Universidade “G. D’Annunzio” de Chieti-Pescara
Palavras-chave: Lisboa, Imagem, Mobilidade, Qualidade de vida, Perceção

Resumo

Lisboa foi eleita o melhor destino para city breaks na Europa, tendo ganho ainda outras honrosas distinções. Este artigo avalia a imagem que os turistas constroem de Lisboa como destino turístico, a partir dos seus movimentos no espaço citadino, da perceção desse espaço e dos lugares que frequentam. O método de pesquisa adotado é o questionário, construído com o objetivo de investigar a mobilidade, a perceção da qualidade de vida e das infraestruturas por parte dos visitantes e, ainda, as suas escolhas e satisfação em relação aos lugares e monumentos visitados. Conclui-se que, na construção da imagem, existe uma clara ligação entre a qualidade de vida e a qualidade da experiência turística. Com esta pesquisa, pretende-se dar um pequeno contributo para a compreensão da dimensão percetiva dos turistas e as suas escolhas em termos de comportamento, que são um elemento essencial de qualquer estratégia de marketing turístico.

Publicado
2015-01-01
Como Citar
Brito, L. M., Zarrilli, L., & Cappucci, M. (2015). A perceção turística de Lisboa: imagem, mobilidade e qualidade de vida. Revista Turismo & Desenvolvimento, (24), 69-81. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i24.10909
Secção
Artigos