Turismo social: reflexões e práticas no Brasil

  • Marcelo Vilela Almeida Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Turismo social, serviço social do comércio, programa trilhas da longevidade, programa turismo do saber, Brasil

Resumo

Embora não ocupe um lugar central na pesquisa turística, o turismo social tem atraído recentemente o interesse de pesquisadores de diversos países que se preocupam com aspectos que geralmente não encontram espaço nas discussões sobre o turismo convencional, tais como inclusão, acessibilidade, solidariedade, entre outros – razão pela qual se observa atualmente uma revalorização do tema no ambiente acadêmico. Tal preocupação adquire ainda maior importância face às novas conjunturas econômicas e geopolíticas que afetam tanto os países que têm tradição neste campo, como aqueles nos quais se verificam apenas iniciativas pontuais. Com base neste contexto, realizou-se uma pesquisa junto a fontes bibliográficas e documentais, bem como consultas a organizações e profissionais envolvidos com a atividade em suas práticas cotidianas, a fim de propiciar uma reflexão sobre os estudos mais recentes sobre o turismo social; além disso, são relatadas três experiências e práticas brasileiras que ilustram a importância de se viabilizar alternativas de turismo a segmentos da população que, de outro modo, provavelmente permaneceriam alijados desta forma de lazer. Discutem-se, por fim, desafios e perspectivas para o avanço da pesquisa e da prática do turismo social no Brasil e as possibilidades de articulação com o cenário internacional.

 

Publicado
2016-01-01
Como Citar
Almeida, M. V. (2016). Turismo social: reflexões e práticas no Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, (26), 141-154. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i26.10785
Secção
Artigos