Hospitalidade e imigração: características da produção científica publicada no Brasil (2002-2016)

  • Sênia Regina Bastos Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Hospitalidade, imigração, turismo

Resumo

O presente artigo sistematiza o conhecimento sobre hospitalidade e imigração, a partir de estudo exploratório realizado no Portal de Periódicos (Capes), Banco de Teses e Dissertações (Plataforma Sucupira – Capes) e no Google Scholar. A pesquisa documental pautou-se pela análise de conteúdo dos artigos, livros, capítulos de livros, teses e dissertações, com base na autoria, título, resumo, palavras chave e ano, a fim de caracterizar as particularidades dessa produção científica publicada no Brasil.
Adota como categoria de indexação o termo Hospitalidade para classificar os 67 documentos em quatro abordagens e seis dimensões. O corpus da pesquisa comporta diversidade de aspectos e sentidos da hospitalidade associados à imigração. A abordagem da hospitalidade como setor se coloca nas análises relativas aos estabelecimentos hoteleiros e aos restaurantes étnicos, evidenciando uma tendência da área, outrossim, expressa as implicações políticas relativas ao acolhimento dos imigrantes, além de aspectos filosóficos concernente ao campo da ética. Notadamente Derrida constitui a principal referência dos estudos, embora já se aponte a tentativa de compreensão da hospitalidade inserida em um quadro teórico gestado no próprio país.

 

Publicado
2016-01-01
Como Citar
Bastos, S. R. (2016). Hospitalidade e imigração: características da produção científica publicada no Brasil (2002-2016). Revista Turismo & Desenvolvimento, (26), 89-98. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i26.10777
Secção
Artigos