Educação superior em turismo, hospitalidade e lazer no Brasil: análise do panorama de cursos ofertados frente ao contexto contemporâneo

  • Keila Cristina Nicolau Mota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Juliana Vieira Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Palavras-chave: Educação superior no Brasil, ensino em turismo, turismo, hospitalidade, lazer

Resumo

O movimento de abertura e fechamento de cursos superiores no Brasil nos últimos anos, demonstra que este século está sendo marcado pelo advento de um novo paradigma tecnológico e de um novo padrão industrial, comercial e de serviços. As transformações de natureza tecnológica em curso vêm atingindo todas as esferas da atividade humana, basicamente em todas as partes do mundo, quer os países estejam ou não transferindo seus investimentos para novas tecnologias, indistintamente da área do conhecimento em que estejam inseridos, e cuja área do Turismo, Hospitalidade e Lazer no Brasil não se constitui uma exceção. Este artigo tem por objetivo levantar e analisar o panorama de cursos superiores nesta área ofertados no Brasil, servindo de base para outras pesquisas. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica e documental, com coleta de dados realizada em agosto de 2016 junto ao site do Ministério da Educação (MEC), a fim de identificar o movimento dos cursos nas cinco regiões do Brasil, tomando como base o mesmo tipo de levantamento realizado em 2010, dando origem a um panorama nacional atualizado. Os resultados apontaram que existem 1.032 cursos registrados oficialmente no Brasil, dos quais 164 estão em processo de extinção e 22 estão extintos. Quanto à modalidade, 97% são presenciais, sendo 46,8% bacharelados e 51,36% tecnológicos, localizados, em sua maioria (43,12%), no Sudeste do país. Coube a esta pesquisa atualizar o levantamento dos cursos superiores de Turismo, Hospitalidade e Lazer no Brasil, analisar a situação diante do contexto contemporâneo e nortear estudos futuros nessa área.

 

Publicado
2016-01-01
Como Citar
Mota, K. C. N., & Almeida, J. V. (2016). Educação superior em turismo, hospitalidade e lazer no Brasil: análise do panorama de cursos ofertados frente ao contexto contemporâneo. Revista Turismo & Desenvolvimento, (26), 65-77. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i26.10769
Secção
Artigos