Abordagem brasileira sobre turismo e tecnologias da informação e comunicação: 10 anos de produção do Seminário da ANPTUR.

  • Alexandre Augusto Biz Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Cynthia Correa Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Turismo, TIC, ANPTUR, produção científica, Brasil

Resumo

Nas últimas décadas, as transformações tecnológicas no campo do turismo e hospitalidade são analisadas por pesquisadores em diferentes partes do globo. Esta pesquisa teve como objetivo mapear o panorama da produção científica brasileira com ênfase em turismo e tecnologias da informação e da comunicação (TIC), por meio dos Anais do Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), de 2005 a 2015. A pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, realizada entre julho e agosto de 2016, adotou como elementos de consulta o ano da obra, título, autores, Instituições de Ensino Superior (IES) de origem e palavras-chave. Como resultado, foram identificados 62 artigos relacionados a turismo e TIC classificados por temas em sete categorias: promoção e marketing digital, comércio eletrônico, hospitalidade virtual, consumidor, TIC e gestão, TIC e ensino, e turismo móvel. Constatou-se a associação entre autores e linhas de pesquisas em Programas de Pós-Graduação ligadas a estudos mais aplicados ao mercado de trabalho, sobretudo, envolvendo a inserção de variadas tecnologias em processos administrativos, como estratégias de gestão e competividade, além de contemplar a participação do consumidor no cenário dos negócios online e a disseminação de conteúdo gerado pelo usuário (CGU).

 

Publicado
2016-01-01
Como Citar
Biz, A. A., & Correa, C. (2016). Abordagem brasileira sobre turismo e tecnologias da informação e comunicação: 10 anos de produção do Seminário da ANPTUR. Revista Turismo & Desenvolvimento, (26), 33-45. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i26.10737
Secção
Artigos