Produtos e mercados: hotelaria

  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Meios de hospedagem, formação profissional, classificação oficial, stakeholders, Bourbon Hotéis & Resorts

Resumo

O presente estudo teve como questão central “Há práticas inovadoras de operação e gestão de produtos e serviços oferecidos nos meios de hospedagem do Brasil?”, com o objetivo geral de compreender as ações que norteiam a oferta de serviços no Brasil. Foram consideradas três proposições: (P1) Os cursos de Hotelaria preparam o futuro profissional para formatos tradicionais de meios de hospedagem; (P2) A classificação proposta no país não contempla novos modelos de negócios; (P3)  Stakeholders como comunidade local, canais de distribuição, grupos de apoio (ou de pressão) são raramente contemplados na gestão hoteleira tradicional. Para exemplificar “Práticas Inovadoras de Operação e Gestão em Meios de Hospedagem”, realizou-se o estudo de caso de Bourbon Hotéis & Resorts, empresa nacional, fundada em 1960, que passa por um processo de mudança de geração e profissionalização. 

Publicado
2016-01-01
Como Citar
Wada, E. K. (2016). Produtos e mercados: hotelaria. Revista Turismo & Desenvolvimento, (26), 17-31. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i26.10735
Secção
Artigos