A co-criação de experiências enogastronómicas: O caso da rota da Bairrada

  • Mariana Sousa Carvalho Universidade de Aveiro
  • Elisabeth Kastenholz University of Aveiro
  • Maria João Carneiro University of Aveiro
Palavras-chave: co-criação em turismo, turismo rural, enoturismo, rota da Bairrada

Resumo

O turismo de experiências tem contribuído para uma mudança de paradigma da oferta turística, introduzindo, como fator diferenciador, maior interação e envolvimento com os recursos locais e identitários e a facilitação de experiências memoráveis e imersivas no destino, elementos-chave no domínio da co-criação. Por sua vez, o aumento de visitantes que procuram experiências de enoturismo tem exigido um repensar da estratégia a adotar pela oferta turística, em prol de um desenvolvimento sustentável dos destinos, que deverão afirmar-se pelas suas características identitárias e distintivas.

O presente artigo analisa a co-criação de experiências de enoturismo na rota da Bairrada, realçando as dimensões de co-criação decorrentes da perspetiva dos visitantes. Tendo por base um estudo exploratório qualitativo, foram realizadas 22 entrevistas semi-estruturadas a visitantes da rota. Os principais resultados revelam que a interação social, a aprendizagem e o envolvimento desencadeado pela interação com os recursos e comunidade local são dimensões de co-criação pertinentes neste contexto. Por sua vez, a participação ativa teve menor expressividade, de acordo com os visitantes. Os resultados deste estudo contribuem para o delinear de estratégias de gestão e marketing de destinos que visam contribuir para reforçar o posicionamento da oferta de regiões vitivinícolas.

Publicado
2021-07-01
Como Citar
Carvalho, M., Kastenholz, E., & Carneiro, M. J. (2021). A co-criação de experiências enogastronómicas: O caso da rota da Bairrada. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(1), 325-339. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.10695
Secção
Artigos