A influência da interação com pessoas com incapacidade no conhecimento e atitudes dos estudantes do ensino superior de turismo
Resumo
O turismo acessível é uma das áreas de investigação em crescimento. Contudo, a maior parte da produção científica dentro desta área aborda a acessibilidade física, havendo muito pouca investigação que foque as barreiras interpessoais, mais concretamente, as atitudes em relação às pessoas com incapacidade. Em Portugal, a maioria dos cursos superiores de turismo não contemplam, nos seus programas curriculares, um módulo dedicado a esta temática. Neste contexto, esta investigação tem como objetivo determinar se os contactos prévios com pessoas com incapacidade (PCI) influenciam o conhecimento que os estudantes, de licenciatura e mestrado da área do turismo, possuem acerca do turismo acessível, bem como as suas atitudes em relação a este grupo de pessoas. Para a concretização destes objetivos foi administrado um questionário a 288 estudantes dos cursos de superiores de turismo. Os resultados sugerem que existem diferenças estatisticamente significativas entre os estudantes que, frequentemente, contactam com pessoas com necessidades especiais, nomeadamente a nível do conhecimento que possuem acerca do segmento de mercado do turismo acessível e das atitudes em relação a este grupo. Este estudo contribui, num plano teórico, para a validação da relação que existe entre a frequência do contacto prévio com PCI e as atitudes em relação a este grupo de pessoas. Por outro lado, a nível prático contribui para que as instituições de ensino superior, técnico-profissionais ou empresas de formação profissional, possam reprogramar os planos curriculares de forma a melhorar as atitudes em relação às pessoas com incapacidade.