Persona Afetiva para Negócios (BAP): uma metodologia para criar personas para melhorar a relação de cliente com confiança e empatia

  • Michele Câmara Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Alberto Signoretti Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Carlos Costa Universidade de Aveiro
  • Sandra C. Soares Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Persona, comunicação afetiva, afetividade, relacionamento com o cliente

Resumo

O turismo encontra-se a expandir e a evoluir a nível mundial de uma forma rápida e moderna. Apesar de seu crescimento ter se mantido distante da crise que afeta outros setores, é preciso observar que a sua economia e gestão assumem uma forma bastante peculiar, a qual precisa ser explorada de forma não padronizada. O turismo combina ativos tangíveis, com experiências, emoções e afetividade.
Este trabalho tem por objetivo abordar novas formas de interação que a gestão e o planejamento em turismo devem possuir no futuro próximo. O artigo combina as formas de gestão e economia com a dimensão da 'hospitality', baseada na comunicação entre pessoas. Para isso, o trabalho propõe um processo de gestão feito através da introdução de fatores de humanização e afetividade aqui definidos como 'personas'.

Publicado
2018-01-01
Como Citar
Câmara, M., Signoretti, A., Costa, C., & Soares, S. C. (2018). Persona Afetiva para Negócios (BAP): uma metodologia para criar personas para melhorar a relação de cliente com confiança e empatia. Revista Turismo & Desenvolvimento, (29), 85-97. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i29.1060
Secção
Artigos