Imagem projetada de Portugal como destino turístico: análise qualitativa do portal oficial de promoção turística

  • Ana Mano Universidade de Aveiro
  • Rui Costa Universidade de Aveiro; GOVCOPP
Palavras-chave: Imagem projetada, análise qualitativa, promoção turística, intermediários turístico, Portugal

Resumo

A crescente competição entre destinos turísticos tem vindo a exercer uma elevada pressão junto dos gestores dos destinos para que projetem uma imagem do destino que permita a sua diferenciação e exerça uma influência decisiva na tomada de decisão dos turistas aquando da escolha do destino. A imagem de destinos turísticos, e a forma como essa imagem é projetada desempenha assim uma importante função, dado que influencia o comportamento dos indivíduos e permite que o destino se diferencie num mercado turístico altamente competitivo. Esta investigação tem por objetivo caracterizar a imagem projetada de Portugal como destino turístico pelo seu portal oficial de promoção (visitportugal.com) e pelos seus operadores turísticos de incoming. A imagem projetada do destino Portugal foi analisada a partir do website visitportugal.com, tendo sido efetuada uma análise de conteúdo, com recurso ao software QSR NVivo10. Desta análise conclui-se que as palavras mais promovidas se centram fundamentalmente na associação 'praia', 'mar' e 'natureza', assim como nos aspetos ligados à história, arquitetura e religião.

Publicado
2018-01-01
Como Citar
Mano, A., & Costa, R. (2018). Imagem projetada de Portugal como destino turístico: análise qualitativa do portal oficial de promoção turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, (29), 65-83. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i29.1057
Secção
Artigos