Ensino de ciências com a calçada da fauna: contribuições para a conservação do parque natural municipal dos morros (Brasil)

Palavras-chave: Biodiversidade, Educação Ambiental, Educação Básica, Unidades de Conservação

Resumo

O município de Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil) está contemplado por uma Unidade de Proteção Integral, na categoria de Parque Natural Municipal, chamada de “Parque Natural Municipal dos Morros” (PNMM), localizado em uma zona de transição geomorfológica e fito ecológica onde, ao norte está o relevo característico do Planalto, coberto pela vegetação típica do Bioma Mata Atlântica e, ao sul, o relevo típico da Depressão Central, coberto pelas formações características do Bioma Pampa. Essa transição proporciona à região uma riqueza em biodiversidade por meio da interpenetração da fauna e da flora. Com inspiração nesse contexto, foi criada a coleção “Calçada da Fauna”, um conjunto de moldes em gesso, com as pegadas de animais nativos do PNMM. Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência educativa com essa coleção, visando promover a sensibilização ambiental sobre o PNMM e potencializar o processo de ensino e aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. A sequência de atividades planejada foi apoiada nos Três Momentos Pedagógicos: Problematização inicial, Organização e Aplicação do conhecimento. A condução da atividade “Calçada da Fauna revelou-se mais do que uma ação pedagógica, sendo uma atividade para conectar os estudantes ao Parque Natural Municipal dos Morros e fomentar o sentimento de pertencimento, os incentivando a se tornarem um defensor ativo desse espaço. Ao trazer o ambiente do PNMM para a escola, a atividade não apenas enriqueceu o entendimento sobre a fauna local, mas, também, incentivou a valorização e a preservação desse patrimônio natural.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Frigotto, D., Ferrarese, M., Muller, F., & do Canto-Dorow, T. (2024). Ensino de ciências com a calçada da fauna: contribuições para a conservação do parque natural municipal dos morros (Brasil). Indagatio Didactica, 16(3), 203-218. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38451
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática