Estilos motivacionais dos professores como práticas inclusivas

Palavras-chave: educação inclusiva, estilos motivacionais, professores

Resumo

Os professores são um fator crítico na implementação das políticas educativas, nomeadamente na utilização de estratégias que respondam à diversidade de necessidades e motivações dos alunos em sala de aula. A literatura identifica quatro estilos motivacionais dos professores, dois motivadores (apoio à autonomia e estrutura) e dois desmotivadores (controlo e caos). A investigação tem demonstrado que as estratégias direcionadas para fomentar a autonomia e, simultaneamente, fornecer estrutura, têm efeitos positivos no envolvimento, sucesso e bem-estar dos alunos. O presente estudo teve como objetivo analisar os estilos motivacionais dos professores portugueses, numa amostra de 625 docentes (76% do género feminino) de escolas de diversas regiões do país, e que lecionam em diferentes ciclos de ensino. Foi usada a versão portuguesa do questionário Situations-in-School (SIS) e um inquérito de dados pessoais. Nos resultados, verificou-se que as estratégias motivadoras (estrutura e apoio à autonomia) são as mais utilizadas pelos professores portugueses, encontrando-se estes dois estilos altamente correlacionados (r = .80). Verificaram-se ainda diferenças significativas entre professores em função do género, tipo de escola, ciclo de ensino e método pedagógico. O conjunto dos dados fornece pistas para o desenvolvimento de intervenções que visem a promoção de práticas educativas mais inclusivas e motivadoras para a aprendizagem e desenvolvimento de diferentes competências, como expectável no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

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Publicado
2024-02-28
Como Citar
Laranjeira, M., & Teixeira, M. (2024). Estilos motivacionais dos professores como práticas inclusivas. Indagatio Didactica, 16(1), 23-38. https://doi.org/10.34624/id.v16i1.35923
Secção
Políticas e Avaliação em Educação