A inserção de conteúdos afro-brasileiros nas aula de Educação Física: um olhar pela prática pedagógica

Palavras-chave: Educação Física escolar, Cultura Afro-brasileira, Currículo

Resumo

O artigo tem como objetivo geral: analisar a prática pedagógica de professores/as de Educação Física das escolas estaduais do Estado de Pernambuco a partir da inserção dos conteúdos afro-brasileiros à luz da Lei n. 10.639/2003 (Brasil, 2003). Tomamos os pressupostos metodo­lógicos das Ciências Humanas através de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Do ponto de vista operacional, a pesquisa foi desenvolvida em 3 etapas: pesquisa bibliográfica, onde o objetivo foi situar a perspectiva teórica de onde parte essa investigação, caracterizando os conceitos centrais ao longo da história brasileira e buscando reconhecer como se constitui uma legislação que pretende tratar das questões afro-brasileiras na educação nacional e na Educação Física Escolar, assim como adentramos na produção do conhecimento acerca dos conteúdos afro-brasileiros na área da Educação Física, buscando a partir dos periódicos entender como a Educação Física Escolar vem debatendo sobre as relações étnico-raciais; pesquisa documental, onde nos debruçamos na análise da legislação e orientações curriculares de ordem nacional e estadual que norteiam a pratica pedagógica, tomando a particularidade da Educação Física e; pesquisa de campo, onde realizamos um questionário inicial e, pos­teriormente, entrevistas e observações de aulas, junto a professores/as da rede estadual de ensino de Pernambuco. Submetemos os dados a análise de conteúdo categorial por temática (Bardin, 2011), buscando elucidar os seus núcleos de sentido. Concluimos que o trato dessa temática pode possibilitar uma percepção crítica tanto das nossas raízes culturais quanto no confronte de preconceitos raciais da sociedade brasileira.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-03-31
Como Citar
de Lima, I., Junior, M., & Brasileiro, L. (2020). A inserção de conteúdos afro-brasileiros nas aula de Educação Física: um olhar pela prática pedagógica. Indagatio Didactica, 12(1), 71-87. https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14416
Secção
Supervisão