A inserção de conteúdos afro-brasileiros nas aula de Educação Física: um olhar pela prática pedagógica

Palavras-chave: Educação Física escolar, Cultura Afro-brasileira, Currículo

Resumo

O artigo tem como objetivo geral: analisar a prática pedagógica de professores/as de Educação Física das escolas estaduais do Estado de Pernambuco a partir da inserção dos conteúdos afro-brasileiros à luz da Lei n. 10.639/2003 (Brasil, 2003). Tomamos os pressupostos metodo­lógicos das Ciências Humanas através de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Do ponto de vista operacional, a pesquisa foi desenvolvida em 3 etapas: pesquisa bibliográfica, onde o objetivo foi situar a perspectiva teórica de onde parte essa investigação, caracterizando os conceitos centrais ao longo da história brasileira e buscando reconhecer como se constitui uma legislação que pretende tratar das questões afro-brasileiras na educação nacional e na Educação Física Escolar, assim como adentramos na produção do conhecimento acerca dos conteúdos afro-brasileiros na área da Educação Física, buscando a partir dos periódicos entender como a Educação Física Escolar vem debatendo sobre as relações étnico-raciais; pesquisa documental, onde nos debruçamos na análise da legislação e orientações curriculares de ordem nacional e estadual que norteiam a pratica pedagógica, tomando a particularidade da Educação Física e; pesquisa de campo, onde realizamos um questionário inicial e, pos­teriormente, entrevistas e observações de aulas, junto a professores/as da rede estadual de ensino de Pernambuco. Submetemos os dados a análise de conteúdo categorial por temática (Bardin, 2011), buscando elucidar os seus núcleos de sentido. Concluimos que o trato dessa temática pode possibilitar uma percepção crítica tanto das nossas raízes culturais quanto no confronte de preconceitos raciais da sociedade brasileira.

Publicado
2020-03-31
Como Citar
de Lima, I., Junior, M., & Brasileiro, L. (2020). A inserção de conteúdos afro-brasileiros nas aula de Educação Física: um olhar pela prática pedagógica. Indagatio Didactica, 12(1), 71-87. https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14416
Secção
Supervisão