A Investigação científica em Institutos Superiores de Ciências de Educação em Angola: fatores potenciadores, constrangimentos e estratégias de dinamização
Resumo
Este artigo tem como foco principal apresentar e discutir fatores potenciadores e constrangimentos existentes no desenvolvimento da investigação cientifica/IC em Institutos Superiores de Ciências de Educação/ISCED em Angola, assim como de estratégias para incrementar a sua dinamização. A opção metodológica do estudo foi de natureza qualitativa, seguindo um paradigma interpretativo, e de uma abordagem de estudo de caso, no contexto de quatro instituições escolhidas, por conveniência: os ISCED de Benguela, do Cuanza Sul, do Huambo e da Huíla. O estudo empírico envolveu duas fases, a primeira, mais global, relativa à análise documental de orientações politicas para a IC no País, e a segunda que incluiu o estudo de aso em ISCED. Participaram do estudo de caso dez responsáveis dessas instituições (diretores, decanos para a área cientifica, entre outros). A recolha de dados foi realizada através da análise de documentos politico-normativos enquadradores das instituições de ensino superior (IES) do País, com enfoque na sua missão investigativa, e de entrevista semiestruturada aos participantes referidos. Os dados foram sujeitos a análise de conteúdo com recurso ao software webQDA 3.0. Os resultados obtidos evidenciam i) a atenção dada pelo poder politico, através de diferentes normativos, de orientações promotoras da IC no Ensino Superior e da sua qualidade, apesar de as mesmas não parecerem ser relevantes para os entrevistados; (ii) a capacitação dos recursos humanos, nomeadamente através da pós-graduação, como um dos mais importantes fatores potenciadores da IC realizada em ISCED; (iii) a não existência de financiamento, como o maior constrangimento à realização da IC nessas Instituições; e (iv) alguma discrepância nas sugestões dos entrevistados quanto às estratégias para dinamizar a IC, em relação às orientações dadas pelos normativos nacionais, por exemplo no que concerne a organização da IC e a sua avaliação. Com base nos resultados obtidos, e na literatura da especialidade, apresentam-se sugestões de estratégias para potenciar e incrementar a qualidade da IC nos ISCED, como por exemplo i) dinamizar atividades para um melhor conhecimento e integração das orientações da politica investigativa do País no planeamento da IC a realizar, ii) organizar a IC em centros de investigação e iii) valorizar a monitorização e avaliação da IC.
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