Alfabetização científica na horta: investigando a nutrição vegetal e o fluxo da energia solar com alunos do ensino médio

  • Michele da Silva Gonsalez Marchão Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - Brasília
  • Patrícia Fernandes Lootens Machado Universidade de Brasília
Palavras-chave: alfabetização científica, desenvolvimento vegetal, horta na escola, concepções alternativas

Resumo

Uma educação visando alfabetização científica defende a apropriação do conhecimento escolar a partir do debate de situações cotidianas, associando ação e teoria. Nesse artigo, apresenta-se uma pesquisa que investigou as concepções dos alunos sobre o desenvolvimento vegetal e o papel das plantas na manutenção da vida na Terra, antes e após um processo de intervenção pedagógica. A intervenção teve como eixo a temática horta na escola e foi realizada com estudantes do 2.o ano do ensino médio de uma escola pública na capital do Brasil. Foram coletados dados a partir da observação de atividades desenvolvidas na horta e na sala de aula, bem como de questionário e discursos orais dos estudantes além do diário de aula da professora-investigadora. Na perspectiva da alfabetização científica foi possível identificar, por meio da análise dos dados, apropriação pelos estudantes de três aspectos: conceitos científicos relativos à nutrição vegetal e fluxo da energia solar; método da ciência nas atividades experimentais e a importância da relação ciência e sociedade.

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Publicado
2018-07-27
Como Citar
Marchão, M. da S. G., & Machado, P. F. L. (2018). Alfabetização científica na horta: investigando a nutrição vegetal e o fluxo da energia solar com alunos do ensino médio. Indagatio Didactica, 10(2), 133-150. https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11315
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática