Metodologia Projectual aplicada à Educação Visual no 8º ano

  • Sofia Senos Universidade de Aveiro
Palavras-chave: metodologia projectual, educação artística, educação visual, terceiro ciclo do ensino básico, bruno munari

Resumo

Este estudo consiste na análise da aplicação da metodologia projectual (MP) nas aulas de Educação Visual de duas turmas do oitavo ano de uma Escola Secundária Portuguesa, com a finalidade de compreender a MP enquanto facilitador do processo de ensino promovendo a criatividade. Para tal a disciplina de Educação Visual é entendida como uma disciplina sistematizada, implementando uma metodologia capaz de ser analisada, avaliada e mensurada.
Assim, baseado na teoria de Bruno Munari, cria-se uma planificação em Unidades de Trabalho que permite aos alunos o desenvolvimento de “projectos” através de uma metodologia prédeterminada. De forma faseada, com a realização de tarefas sucessivas, os alunos deveriam partir de um ponto A (Problema) e chegar a um ponto B (Solução). A análise de todo este processo é assim o objecto de estudo desta investigação. Compreender o seu impacto na performance dos alunos (qualidade dos produtos produzidos), por um lado, e por outro, compreender o seu impacto pedagógico nas aulas (método de trabalho) são as duas das vertentes desta pesquisa. Pretendese também analisar este processo de forma contextualizada, tentado perceber as preferências/ estilos de aprendizagem dos alunos em questão. A MP revelou-se uma ferramenta pedagógica
extremamente útil para a sistematização, frequentemente negligenciada, da Educação Artística, que contextualiza os Problemas (projectos) propostos e envolve os alunos. Há ainda evidências que indicam ser uma ferramenta que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e consequentemente a criatividade. No entanto, existem alguns indicadores que demonstram dificuldade de certos alunos se adaptarem à existência de um método sistemático e linear.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-07-27
Como Citar
Senos, S. (2018). Metodologia Projectual aplicada à Educação Visual no 8º ano. Indagatio Didactica, 10(2), 69-83. https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11279
Secção
Acontece