Do voyeurismo virtual à aprendizagem social: efeitos da visualização de fotografias de viagens no comportamento dos usuários de redes sociais

  • Danielle Machado Universidade de Coimbra
  • Mirna Medeiros Universidade de Coimbra
  • Bráulio Silva Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Aprendizagem social, redes sociais, fotografias de viagem, experiência

Resumo

Fundamentando-se na Teoria da Aprendizagem Social, este trabalho, de caráter exploratório e qualitativo, teve como objetivo identificar os fatores associados à visualização de fotografias de viagem nas redes sociais que podem afetar as crenças e comportamentos dos usuários sobre o destino e suas práticas turísticas. O estudo permitiu constatar que as fotografias, além de influenciar o processo de formação da imagem de destinos, geram conteúdo informacional que permite que os usuários possam aprender, por via da modelação, o comportamento observado, ensejando novas atividades turísticas e desejos de viagem. Foi possível identificar que as seguintes variáveis exercem influência sobre esse processo de aprendizagem, incluindo: 1) força dos laços e identificação entre os pares (emissor e receptor da mensagem visual), 2) grau de novidade que a imagem apresenta para o observador das fotos, 3) percepção de auto eficácia para adoção do comportamento observado e, 4) tipo de conteúdo representado.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Machado, D., Medeiros, M., & Silva, B. (2017). Do voyeurismo virtual à aprendizagem social: efeitos da visualização de fotografias de viagens no comportamento dos usuários de redes sociais. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1423-1434. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9993
Secção
Tecnologia e smart tourism