Imagem projectada e percebida de um destino através da fotografia digital. A rede Instagram como nova resposta para a recolha de dados: O caso de estudo de Lisboa.

  • Fabiana Baumann Instituto Politecnico de Leiria
  • Paulo Lourenço Instituto Politécnico de Leiria
  • Maria Lopes Instituto Politécnico de Leiria
Palavras-chave: Marketing turístico, imagem turística do destino, redes sociais, fotografia, Instagram

Resumo

O Turismo e a Fotografia têm uma relação muito estreita, sendo a prática fotográfica um elemento essencial na experiência turística. Esta relação é, há muito, explorada pelas Organizações de Gestão do Destino (OGD) na vertente de promoção do destino e da sua imagem projectada, no entanto é menos comum que as organizações do destino partam da fotografia para compreender o turista. Actualmente, com a rápida e abrangente disseminação de informação, os utilizadores/turistas têm um papel tão, ou mais, importante que as OGD’s na construção da imagem de um destino. É fundamental que as organizações não só percebam qual o tipo de informação que está a ser gerada entre os utilizadores, como que monitorizem preferências que surgem no seio das redes sociais. Para que seja possível monitorizar esta informação é necessário que se analisem indicadores e se criem estratégias e ferramentas de recolha. Tomamos como caso de estudo a cidade de Lisboa e construímos um sistema metodológico apoiado em estudos análogos e no desenvolvimento de software de recolha de dados a partir de uma rede social de partilha de imagens – o Instagram. Foi assim possível efectuar uma análise de conteúdo das imagens chegando ao conjunto de atributos que o caracteriza, de modo a concluirmos sobre a semelhança ou disparidade entre as imagens usadas para promover Lisboa e aquelas geradas pelos turistas (user-generated content).

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Baumann, F., Lourenço, P., & Lopes, M. (2017). Imagem projectada e percebida de um destino através da fotografia digital. A rede Instagram como nova resposta para a recolha de dados: O caso de estudo de Lisboa. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1409-1422. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9987
Secção
Tecnologia e smart tourism