Uma proposta de modelo para melhorar a performance das Organizações de Gestão de Destinos na utilização de media sociais no processo de comunicação com os turistas

  • Vitor Roque Instituto Politécnico da Guarda
  • Rui Raposo Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Comunicação, eTurismo, media sociais, organização de gestão de destinos, web 2.0

Resumo

Sendo o turismo um dos setores económicos onde a informação desempenha um papel fundamental, é também um dos mais afetados com a chegada da nova realidade que são os media sociais. Atualmente, devido à utilização generalizada de aplicações da Web 2.0, e sobretudo, devido ao crescimento exponencial da utilização de aplicações de media sociais, verifica-se que esta utilização está a provocar alterações significativas na promoção dos destinos turísticos, com uma estratégia clara destes passarem a utilizar os conteúdos gerados pelos utilizadores na Internet. Perante este novo paradigma, as Organizações de Gestão de Destinos (OGD), como organizações dinâmicas cujo objetivo é a promoção dos destinos turísticos, têm que se adaptar de forma a enquadrar esta nova realidade. O presente artigo pretende apresentar uma proposta de modelo para melhorar a performance das OGD na utilização de media sociais nas atividades de comunicação com os turistas. Esta proposta de modelo teve por base a observação de estratégias de comunicação em media sociais de OGD nacionais e internacionais bem como os resultados obtidos através da aplicação de dois questionários, cuja finalidade era perceber a utilização de media sociais, por turistas portugueses e pelas OGD portuguesas. Embora não integre este artigo os resultados da aplicação da proposta de modelo validaram a sua utilidade.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Roque, V., & Raposo, R. (2017). Uma proposta de modelo para melhorar a performance das Organizações de Gestão de Destinos na utilização de media sociais no processo de comunicação com os turistas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1379-1397. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9983
Secção
Tecnologia e smart tourism