O comportamento do consumidor corporate e suas implicações na gestão de marketing digital e redes sociais online das agências de viagens.

  • Pedro Oliveira Instituto Universitário da Maia
  • Jorge Remondes Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
Palavras-chave: Marketing digital, redes sociais, internet, turismo, agências de viagens

Resumo

O crescente acesso à informação e a descoberta de outras realidades, potenciada pela proliferação dos meios de comunicação, em geral, e pela internet, em particular, são responsáveis pelas alterações nos padrões de consumo. Estas evidências deram origem a este projeto de investigação cujo propósito foi identificar as técnicas mais eficazes de marketing digital aplicadas nas agências de viagens do segmento corporate com base num inquérito por questionário online de que resultou uma amostra de 102 empresas, precedido de uma revisão de literatura. Os resultados obtidos demonstram que independentemente da utilização das redes sociais e da importância atribuída ao acesso via internet, há ainda uma preferência dos clientes pelo contacto e adjudicação de serviços utilizando as redes tradicionais.
Deste modo verifica-se que fica clara a ainda exígua sensibilidade dos clientes para com as redes sociais online e internet neste sector de atividade.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Oliveira, P., & Remondes, J. (2017). O comportamento do consumidor corporate e suas implicações na gestão de marketing digital e redes sociais online das agências de viagens. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1367-1378. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9981
Secção
Tecnologia e smart tourism