Storytelling: motivações, autenticidade e envolvimento dos turistas culturais

  • Catarina Frias Instituto Politécnico de Viseu
  • Carla Silva Instituto Politécnico de Viseu
  • Claúdia Seabra Instituto Politécnico de Viseu
Palavras-chave: Storytelling, autenticidade, motivação, envolvimento, comportamento do consumidor

Resumo

Dada a alteração das necessidades e desejos dos turistas ao longo do tempo, o aumento da economia da experiência e o crescendo das inovações tecnológicas, a procura por estórias aumentou significativamente nos últimos anos. Consequentemente, emergiu um tipo de procura turística pela experiência com especial ênfase nas visitas guiadas – o storytelling assume-se como parte fundamental dessa experiência. O objectivo do presente trabalho é perceber de que forma a experiência de storytelling influencia a experiência total da viagem dos turistas. Especificamente propõe-se um modelo conceptual onde se sugere que as motivações culturais têm um impacto positivo nas percepções de autenticidade que, por sua vez, impactam positivamente o envolvimento dos turistas com a viagem num contexto de storytelling.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Frias, C., Silva, C., & Seabra, C. (2017). Storytelling: motivações, autenticidade e envolvimento dos turistas culturais. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1355-1366. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9977
Secção
Tecnologia e smart tourism