O impacto da economia colaborativa medido através de termos de pesquisa na internet: Estudo de caso Blablacar

  • Pedro Palos-Sánchez Universidad de Extremadura
  • Marisol Correia Universidade do Algarve
Palavras-chave: Economia colaborativa, Google Trends, Google Insight for Search, consumo colaborativo, Blablacar

Resumo

A economia colaborativa é um novo modelo económico que desperta simpatia entre os consumidores, mas é percebida por muitos comerciantes como uma clara concorrência ou até mesmo um refúgio na economia informal. O objetivo deste artigo é demonstrar o crescimento da notoriedade através da metodologia GQM (Objetivo - Pergunta – Métrica, em inglês, Goal - Question – Metric), estudando o aumento da procura de informação através de pesquisas na web de serviços associados à economia colaborativa, como por exemplo: Blablacar. Para atingir este objetivo, foi realizada uma revisão da literatura sobre a economia colaborativa e,  posteriormente, as metodologias utilizadas foram apresentadas: o estudo de caso e o método de análise GQM. Para a obtenção dos dados foram utilizadas duas ferramentas de análise de pesquisa de termos, a saber Google Trends e o Google Insights for Search, que avaliam a procura destes termos na internet. Uma das conclusões obtidas é que as ferramentas fornecidas pelo Google para a análise de tendências, baseadas em termos de pesquisa e as correlações entre os termos consultados, constituem um método quantitativo de observação válido para estudar a procura de informação e, consequentemente, as procuras futuras de serviços web, neste caso sobre economia colaborativa.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Palos-Sánchez, P., & Correia, M. (2017). O impacto da economia colaborativa medido através de termos de pesquisa na internet: Estudo de caso Blablacar. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1341-1354. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9975
Secção
Tecnologia e smart tourism