Tracking tourists in a gamification process: a theoretical approach

  • Alberto Signoretti Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Marcio Martins Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Comportamento espaço-temporal dos turistas, tecnologias de rastreamento, gamificação

Resumo

Este artigo propõe uma abordagem teórica à utilização de novas tecnologias de rastreamento de turistas: uma aplicação (app) de smartphone baseada num dispositivo de G.P.S (Sistema de Posicionamento Global) e associada a um processo de gamificação. Destinado a incentivar os turistas a partilhar o seu comportamento espaço-temporal durante a sua estadia, esta app permite recolher informação relacionada com os movimentos turísticos, como a territorialidade, padrões de movimento, orientação e locomoção e como a visita multi-atração é muito comum em visitas em destinos urbanos, fornece ainda um conjunto de dados relativos à intensidade e especificidade da visita. Baseada em tecnologia de G.P.S., tem a vantagem de associação com outras tecnologias avançadas, tais como S.I.G, Google Earth ou outros, é muito precisa em áreas urbanas devido à elevada cobertura de rede e não é muito intrusiva. Apesar de limitada à vida útil da bateria do smartphone foi projetada para rastrear sem conexão com a internet e enviar os dados automaticamente para a "cloud"assim que seja encontrada uma conexão sem fios. Uma das principais inovações introduzidas é a possibilidade de rastrear os turistas durante toda a sua estadia sem ser intrusiva, contribuindo para uma compreensão mais profunda do comportamento espaço-temporal dos turistas, tornando simultaneamente a sua visita mais divertida, apelativa e proveitosa.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Signoretti, A., & Martins, M. (2017). Tracking tourists in a gamification process: a theoretical approach. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1325-1339. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9973
Secção
Tecnologia e smart tourism