Turismo literário e Soft Power: uma análise a partir dos romances de Jane Austen

  • Fernanda Coutinho UFMG
  • Diomira Faria UFMG
Palavras-chave: Turismo literário, Soft Power, imagem, imaginários, Jane Austen

Resumo

A literatura é uma forte expressão artística e cultural, capaz de proporcionar aos leitores a criação de imagens e imaginários a ponto de transformá-los em turistas. Considerando que o Soft Power consiste em uma forma sutil de poder, porém com grande alcance e capacidade de influência no que se refere a imagem de cidades e/ou nações, o objetivo do presente artigo é analisar a presença do Soft Power nas experiências advindas do Turismo e da Literatura. Sob essa perspectiva é realizado um estudo teórico, abrangendo autores nacionais e internacionais que contribuem para o tema, além de uma reflexão a partir das obras da autora Jane Austen e o Soft Power britânico. Esse estudo revela que o turismo literário pode ser um instrumento importante para o Soft Power de uma nação.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Coutinho, F., & Faria, D. (2017). Turismo literário e Soft Power: uma análise a partir dos romances de Jane Austen. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1117-1126. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9813
Secção
Cultura e património