A dinâmica do Turismo do Porto e do Norte de Portugal e a relação com o Vinho do Porto
Resumo
A Cidade do Porto tem vindo a assumir uma elevada preponderância no cenário turístico nacional e um crescente prestígio a nível internacional, comprovado não só pelo aumento do número de visitantes, como pelos vários prémios que lhe têm sido atribuídos em importantes concursos mundiais do setor, como por exemplo “Melhor Destino Europeu” 2014 e 2017. Paralelamente, os dados já disponíveis em relação ao Turismo em Portugal no ano de 2016 demonstram que foi mais um ano excelente para o setor. Neste cenário, entendeu-se pertinente estudar a relação entre a nova dinâmica do turismo da cidade, no contexto da Região Norte, com o Vinho do Porto, o ex-libris por excelência da Região, em termos do contributo para o aumento do consumo e das exportações. Para além disso, sendo o Vinho do Porto um dos vinhos mais conhecidos no mundo, pretende-se compreender de que forma a relação entre o produto e a cidade podem criar uma simbiose ainda mais perfeita em termos de promoção turística de forma a constituir mais-valias para a economia, cultura, sociedade, região e País.