Fases do desenvolvimento de destinações turísticas: o caso da praia da Pipa- Brasil

  • Josemery Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Márcia Ribeiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Lívia Miranda Universidade Federal de Campina Grande
  • Sofia Bento Universidade Técnica de Lisboa
Palavras-chave: Desenvolvimento, planejamento, turismo, Brasil, Pipa

Resumo

O artigo traz o caso de um destino consolidado de turismo costeiro no Brasil, a praia da Pipa - localizada em Tibau do Sul, estado do Rio Grande do Norte. Tem-se como objetivo principal “resgatar historicamente o processo de desenvolvimento turístico em Pipa”. O estudo de caráter qualitativo faz uma revisão literária, com respaldo de pesquisas em fontes secundárias e primárias, com visitas in loco que possibilitaram observação não participante e oportunidade de maior contato com a realidade local.
Assim, foi possível construir um gráfico com a transição de quatro importantes fases do desenvolvimento de Pipa para entendimento da trajetória turística, sendo constatado que o povoado passou de vila de pescadores a destino consolidado em virtude da exploração do turismo costeiro. Com a compreensão das fases, fica evidente uma série de reflexos provenientes da inexistência de planejamento, envolvendo desde exclusão dos nativos de suas moradias, apropriações em áreas irregulares e reordenamento do uso do solo, com danos para o meio ambiente, colocando em risco a própria manutenção da atividade turística.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Alves, J., Ribeiro, M., Miranda, L., & Bento, S. (2017). Fases do desenvolvimento de destinações turísticas: o caso da praia da Pipa- Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1003-1012. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9679
Secção
Gestão e desenvolvimento