Turismo de eventos desportivos como alavanca estratégica para o desenvolvimento e o posicionamento de um destino turístico: caso dos X jogos africanos Maputo 2011 (Moçambique)

  • Joaquina Pascoal Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane
  • Nuno Gustavo Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Palavras-chave: Turismo, eventos desportivos, destino turístico, X Jogos Africanos

Resumo

O presente artigo discute as estratégias de desenvolvimento e de posicionamento de um destino turístico tendo por base o turismo de eventos desportivos. A argumentação é sustentada por uma discussão de resultados assente num estudo de caso – X jogos africanos – que decorreram na Cidade de Maputo (CM), capital de Moçambique no ano de 2011. A pesquisa é de natureza descritiva e qualitativa, com recurso ao uso de técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e de recolha de dados baseada na técnica de entrevista padronizada e da observação direta não participante, donde se conclui que na CM o segmento do turismo de eventos desportivos constitui-se num impulsionador estratégico de desenvolvimento de um destino turístico. O posicionamento não é ainda visível, dado que este destino se encontra ainda na fase de exploração (1a fase) do ciclo de vida do destino turístico.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Pascoal, J., & Gustavo, N. (2017). Turismo de eventos desportivos como alavanca estratégica para o desenvolvimento e o posicionamento de um destino turístico: caso dos X jogos africanos Maputo 2011 (Moçambique). Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 985-1001. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9677
Secção
Gestão e desenvolvimento