A responsabilidade social e a cultura organizacional: Apresentando os índices SResp HED-Index e SResp IND-Index para melhorar a atratividade de destinos e a empregabilidade

  • Manuel Au-Yong- Oliveira Universidade de Aveiro
  • Carlos Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Atratividade de destinos, responsabilidade social, ensino superior, cultura organizacional, focus group

Resumo

Este artigo envolveu uma interação em focus group e introduz definições do SResp INDIndex (Social Responsibility Individual Index ou Índice de Responsabilidade Social Individual) e do SResp HED-Index (Social Responsibility Higher Education Index ou Índice de Responsabilidade Social do Ensino Superior). O nosso objetivo é disseminar como instituições de ensino superior podem melhorar a atratividade e competitividade de destinos, e como indivíduos podem melhorar as suas perspetivas de emprego, através de iniciativas de Responsabilidade Social (RS) e de SR ROI (Social Responsibility Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento em Responsabilidade Social) incrementado. Para estes objetivos serem alcançados discutimos teoria sobre cultura organizacional e mudança, e sobre a atratividade de destinos. A interação em focus group revelou algum comportamento de busca de lucro, no que diz respeito a fazer parte de iniciativas de RS, no entanto sinais de altruísmo também estavam presentes. Acreditar na bondade humana é essencial, e ter pensamentos positivos sobre o futuro deveria ser mais comum. Ao tornar a RS mais transparente, para aqueles ligados ao ensino superior, prevemos que possa ocorrer uma mudança positiva no mundo.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Oliveira, M. A.-Y.-, & Costa, C. (2017). A responsabilidade social e a cultura organizacional: Apresentando os índices SResp HED-Index e SResp IND-Index para melhorar a atratividade de destinos e a empregabilidade. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 941-953. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9655
Secção
Gestão e desenvolvimento