O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock In Rio Brasil 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico

  • Annaelise Fritz Machado Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
  • Bruno Barbosa Sousa Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)
  • Victor Figueira
  • Laurentina Vareiro
Palavras-chave: Live marketing, marketing sensorial, oferta, eventos turísticos, Rock in Rio Brasil

Resumo

Grande parte das experiências e das perceções humanas são, inicialmente, adquiridas através dos sentidos e de estímulos sensoriais (os quais inuenciam o processo de tomada de decisão do consumidor). Por conseguinte, o marketing sensorial surge como uma nova ferramenta estratégica, através da estimulação dos cinco sentidos humanos (tato, paladar, visão, audição e olfato). O marketing sensorial pretende melhorar os resultados das empresas e a experiência com o consumidor (aumentar lucros a curto prazo e criando vínculos com os clientes. Numa perspetiva turística, tem-se como objetivo deste manuscrito, apresentar o papel do live marketing e do marketing sensorial no evento Rock in Rio Brasil 2017, sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico Rio de Janeiro. Através de um estudo qualitativo, foi realizada uma visita (in loco) ao evento no ano 2017 (observação direta do fenómeno em estudo). Numa perspetiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o marketing, para o turismo e para a gestão de eventos.

Biografia do Autor

Annaelise Fritz Machado, Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Possui graduação em Turismo pela Faculdade de Turismo de Santos Dumont (2001). Pós-graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora em Organização e
Administração do Lazer e da Recreação (2004). Atuou como Professora responsável pelo setor Estácio Estágio e Emprego e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do
Centro Universitário Estácio Juiz de Fora; Professora de graduação do curso de Turismo, Administração, Enfermagem, Educação Física e Publicidade e Propaganda e da Pósgraduação
em Planejamento e Gestão de Eventos e MBA em Gestão Ambiental, da mesma instituição de ensino superior. Professora substituta do Centro Federal de
Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET de Petrópolis -RJ; Consultora liberal no mercado Turístico; Promotora de Eventos e Cerimonial no Estado de Minas
Gerais; Foi Professora Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais/ Juiz de Fora - atuando nos cursos de Turismo e
Eventos, foi professora do curso de Eventos EAD do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais/ Juiz de Fora. Foi professora ministrando treinamentos direcionados ao
trade Turístico no SENAC Juiz de Fora, além de ter coordenado Buffet Privilége.

Publicado
2021-09-21
Como Citar
Machado, A., Sousa, B., Figueira, V., & Vareiro, L. (2021). O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock In Rio Brasil 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(2), 631-651. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.9505
Secção
Artigos