Perspetiva integrada dos stakeholders da Rede das Aldeias do Xisto enquanto destino turístico: fatores motivacionais

Português

  • José Alberto Moutela Universidade de Santiago de Compostela
  • Fábia Trentin
  • Fidel Martinez
Palavras-chave: Aldeias do Xisto, turismo rural, motivação, Stakeholders

Resumo

Este trabalho apresenta uma abordagem integrada dos stakeholders da Rede das Aldeias do Xisto, no Centro de Portugal, com vista a compreender a importância e motivação, pela medição e comparação múltipla das perceções e atitudes, face a um conjunto de recursos endógenos apropriados pelas atividades turísticas.

Uma investigação comparativa dos stakeholders do território da rede das Aldeias do Xisto foi realizada nos meses de julho a novembro de 2015, resultando na análise de 751 observações.

Apesar de muitos trabalhos empíricos que têm sido publicados, revelando a contextualização do turismo em espaço rural, são escassos os trabalhos que apresentam uma visão integrada dos territórios rurais, enquanto destino turístico, levando em consideração a agregação dos stakeholders. Neste contexto, o trabalho analisa a comparação múltipla das perceções de quatro stakeholders: turistas e visitantes, residentes, operadores económicos, e, entidades oficiais e associativas. Os resultados das comparações múltiplas permitem encontrar divergências, pondo em evidência diferenças significativas, entre as perceções dos diferentes stakeholders, face aos fatores motivacionais endógenos do território.

O estudo representa uma contribuição importante para o conhecimento integrado do destino e dos seus recursos endógenos, sugerindo implicações para profissionais e investigadores.

Publicado
2021-09-20
Como Citar
Moutela, J., Trentin, F., & Martinez, F. (2021). Perspetiva integrada dos stakeholders da Rede das Aldeias do Xisto enquanto destino turístico: fatores motivacionais. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(2), 605-618. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.9233
Secção
Artigos