Como a imagem projetada do destino turístico Brasil é percebido pelos intermediários turísticos portugueses: uma análise comparativa

  • Mariana Silva Universidade de Aveiro
  • Rui Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Marketing turístico, imagem de destino, Brasil, Intermediários turísticos, análise de conteúdo

Resumo

O aumento da concorrência entre os destinos turísticos tem feito com que muitos destinos se tornem facilmente substituíveis. Assim sendo, influenciar a decisão dos turistas tem sido um grande desafio para gestores e marketeers. Nesta perspectiva, a imagem de destinos turísticos exerce uma importante função, pois influencia o comportamento dos indivíduos e permite que o destino se diferencie no mercado turístico altamente competitivo. A presente investigação tem como objetivo analisar a imagem projetada do destino turístico Brasil a partir do website oficial de promoção do país (visitbrasil.com), com o propósito de perceber se existe uma coerência entre a imagem projetada do país e a imagem percebida pelos intermediários do setor em Portugal. Para apurar a imagem percebida do destino turístico Brasil, recorreu-se ao inquérito por questionário, enquanto a imagem projetada a partir do website foi analisada por meio de análise de conteúdo, com recurso ao software QSR NVivo10. Constatou-se que o Brasil pretende se posicionar como um destino turístico vocacionado ao turismo cultural, enquanto que os intermediários turísticos portugueses o promovem como um destino majoritariamente voltado ao turismo de sol e praia.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Silva, M., & Costa, R. (2017). Como a imagem projetada do destino turístico Brasil é percebido pelos intermediários turísticos portugueses: uma análise comparativa. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 883-897. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9017
Secção
Marketing do turismo