Marketing em destinações turísticas: estratégias aplicadas pela ‘Rota dos Tropeiros’ – região dos Campos Gerais (PR)

  • Rodrigo Minohara Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Daniela Garcia Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Raquel Tuma Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Marketing de serviços, marketing turístico, estratégias de marketing, planejamento estratégico, ‘Rota dos tropeiros’

Resumo

O marketing é uma ferramenta utilizada como estratégia de promoção e divulgação de destinos turísticos, pois no cenário globalizado em que se vive é fundamental e indispensável apresentar constantes inovações a fim de permanecer no mercado cada vez mais competitivo. Dessa forma, buscouse analisar as estratégias de marketing aplicadas pela ‘Rota dos Tropeiros’ da região dos Campos Gerais (PR). Para a detecção das estratégias de marketing aplicadas pela ‘Rota dos Tropeiros’, foi realizada uma pesquisa exploratória baseada em referenciais teóricos da área de marketing turístico e de serviços, seguido de coleta de dados disponível na home page (2016) da rota. Todas as ferramentas elencadas anteriormente serviram de suporte para a aplicação da metodologia de aproximação 4A, desenvolvida para analisar o conteúdo de materiais textuais e visuais de divulgação da ‘Rota dos Tropeiros’. Os resultados apontam a ineficiência da home page para apresentar informações atualizadas, impossibilitando assim, a formatação de um roteiro turístico. Essa ineficiência torna-se um impeditivo na consolidação de um destino, onde a visualização antecipada serve como alavanca impulsionadora para a realidade, que está cada vez mais disponibilizada através da internet. Pode-se concluir que a ausência de informações atualizadas na home page da rota está aquém do potencial e do desenvolvimento turístico que se busca para a região.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Minohara, R., Garcia, D., & Tuma, R. (2017). Marketing em destinações turísticas: estratégias aplicadas pela ‘Rota dos Tropeiros’ – região dos Campos Gerais (PR). Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 911-923. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9013
Secção
Marketing do turismo