Análise do perfil e das principais motivações do enoturista na Região Vitivinícola do Dão
Resumo
O enoturismo é, ainda, uma atividade recente em Portugal. No entanto, considera-se que seja um país com fatores muito favoráveis ao desenvolvimento desse tipo de turismo, contribuindo para o desenvolvimento das regiões menos turísticas ou com menos recursos e atrações para o turismo em geral. Um dos instrumentos de divulgação do enoturismo são as rotas de vinhos, constituindo um importante veículo promotor das regiões vitícolas e dos seus aderentes. A Rota dos Vinhos do Dão, embora ainda jovem, começa finalmente a dar os primeiros passos na direção de uma oferta diversificada em produtos e serviços. Assim, o objetivo principal deste estudo é dar um contributo para o conhecimento do perfil e motivações do enoturista que visita esta região, de modo a constituir um ajustamento da oferta a um público-alvo com necessidades e motivações muito específicas. A metodologia assentou num estudo empírico, através de um inquérito realizado a 71 enoturistas que visitaram a região do Dão. Os resultados permitem identificar algumas caraterísticas do perfil do enoturista que visita a região do Dão e categorizar os principais fatores que estão na base da escolha de um destino de enoturismo. Este trabalho permite reunir informações e diretrizes pertinentes para impulsionar o enoturismo na Região Vitivinícola do Dão de uma forma coordenada e direcionada para o seu mercado alvo.