“Com a faca e o queijo nas mãos”? Análise da imagem projetada de regiões queijeiras brasileiras

  • Mirna Medeiros Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Danielle Machado Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Letícia Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • João Passador Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Imagem projetada, marketing de destinos, indicação geográfica, Serro, Canastra

Resumo

O presente trabalhou buscou analisar a imagem promovida pelos sites oficiais das regiões brasileiras produtoras de queijo que são detentoras de registro de indicação geográfica (IG). Esse registro refere-se essencialmente a uma ferramenta de promoção comercial dos produtos, caracterizando-os pelo local de onde são originados. Contudo pode ser utilizado para diversos fins, entre os quais a promoção do território de produção e das questões particulares (ambientais, históricas e socioculturais) que levaram ao registro de IG. Para tal fim, optou-se pelo estudo dos sites das prefeituras dos municípios componentes das regiões demarcadas no registro das indicações geográficas de queijo existentes no país (regiões Canastra e Serro, no estado de Minas Gerais). No estudo, de caráter exploratório, foram analisados os textos e imagens de dezesseis websites por meio de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que o queijo é parte da imagem projetada apenas em seis deles. Nota-se a valorização do produto, do seu reconhecimento como patrimônio imaterial, mas não se aproveita o registro de indicação geográfica nas comunicações online analisadas no estudo.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Medeiros, M., Machado, D., Silva, L., & Passador, J. (2017). “Com a faca e o queijo nas mãos”? Análise da imagem projetada de regiões queijeiras brasileiras. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 857-870. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9005
Secção
Marketing do turismo