Motivações para a procura de SPA tourism

  • Letícia Ferreira Instituto Politécnico de Viseu
  • Carla Silva Instituto Politécnico de Viseu
  • Cláudia Seabra Instituto Politécnico de Viseu
Palavras-chave: SPA Tourism, motivações, escala SPA TMOTIV

Resumo

O SPA Tourism é atualmente um dos maiores sectores turísticos em crescimento. O SPA Tourism é uma variante do turismo de saúde e bem-estar a que se têm associado conceitos como o bemestar, felicidade, qualidade de vida, práticas holísticas e crenças espirituais. Não obstante, a importância e o crescente interesse sobre turismo de saúde e bem-estar, são ainda escassos os estudos focados em SPA Tourism particularmente no que diz respeito aos determinantes de procura deste tipo de turismo, das principais motivações dos seus utilizadores do perfil do turista mais assíduo, entre outros. Assim, este estudo pretende fazer uma análise conceptual do SPA Tourism, da sua evolução nos últimos 20 anos bem como das motivações subjacentes à sua procura. Especificamente, é proposta uma escala de medição das motivações – SPA TMOTV Scale – que integra oito dimensões de motivação para o consumo de SPA Tourism: (1) rejuvenescimento, (2) socialização e entusiasmo, (3) hedonismo, (4) obsessão com a saúde e com a beleza, (5) relaxamento, (6) escape, (7) práticas holísticas e (8) prestígio. O trabalho pretende ser um instrumento útil à gestão dos espaços de SPA Tourism no que diz respeito à comunicação, marketing e segmentação do produto turístico SPA.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Ferreira, L., Silva, C., & Seabra, C. (2017). Motivações para a procura de SPA tourism. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 849-855. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.9001
Secção
Marketing do turismo