ENOMOTIVscale: escala de motivações dos enoturistas

  • André Lopes Instituto Politécnico de Viseu
  • Cláudia Seabra Instituto Politécnico de Viseu
  • Carla Silva Instituto Politécnico de Viseu
  • José Abrantes Instituto Politécnico de Viseu
Palavras-chave: Motivações em turismo, enoturismo, comportamento do consumidor, marketing turístico

Resumo

O enoturismo, produto turístico emergente, tem um papel cada vez mais importante no desenvolvimento e na promoção das regiões vitivinícolas (Brás, 2010). O enoturismo nasceu da união de duas indústrias completamente distintas (Hjalager & Richards, 2002): a indústria do vinho que se encontra tipicamente orientada para o produto e para produção do vinho, e o turismo que trabalha em função do turista (Carlsen & Charters, 2004). Apesar da importância deste produto turístico, poucos foram os estudos que se debruçaram sobre as motivações dos enoturistas que procuram os produtos específicos do vinho e gastronomia. Pretende-se, com este trabalho, ainda que de forma teórica, construir uma escala de motivação dos enoturistas – a ENOMOTIVscale.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Lopes, A., Seabra, C., Silva, C., & Abrantes, J. (2017). ENOMOTIVscale: escala de motivações dos enoturistas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 837-848. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8983
Secção
Marketing do turismo