ENOMOTIVscale: escala de motivações dos enoturistas
				
										Palavras-chave:
				
				
																		Motivações em turismo, 													enoturismo, 													comportamento do consumidor, 													marketing turístico															
			
			
										Resumo
O enoturismo, produto turístico emergente, tem um papel cada vez mais importante no desenvolvimento e na promoção das regiões vitivinícolas (Brás, 2010). O enoturismo nasceu da união de duas indústrias completamente distintas (Hjalager & Richards, 2002): a indústria do vinho que se encontra tipicamente orientada para o produto e para produção do vinho, e o turismo que trabalha em função do turista (Carlsen & Charters, 2004). Apesar da importância deste produto turístico, poucos foram os estudos que se debruçaram sobre as motivações dos enoturistas que procuram os produtos específicos do vinho e gastronomia. Pretende-se, com este trabalho, ainda que de forma teórica, construir uma escala de motivação dos enoturistas – a ENOMOTIVscale.
						Publicado
					
					
						2017-01-01
					
				
							Como Citar
						
						Lopes, A., Seabra, C., Silva, C., & Abrantes, J. (2017). ENOMOTIVscale: escala de motivações dos enoturistas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 837-848. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8983
						Edição
					
					
				
							Secção
						
						
							Marketing do turismo