Tornando os museus atrações para os turistas: lazer sério, significância e emoções como influenciadores do envolvimento comprometido

  • Sandra Maria Coreia Loureiro Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
  • Eduardo Moraes Sarmento CEsA (ISEG/Lisbon University) e ESHTE
Palavras-chave: Envolvimento comprometido, lazer sério, significância, museu, turistas

Resumo

O objetivo deste estudo é explorar as relações entre os conceitos de lazer sério, significância, emoções, passa-palavra e desejo apaixonados, como antecedentes e resultados do envolvimento comprometido com museus. O modelo proposto é testado com uma amostra de 461 visitantes (de Portugal e do estrangeiro) em um ambiente culturalmente específico de museus de Lisboa (onde as melhorias e inovações foram implementadas). Os resultados contribuem para uma melhor compreensão das perceções dos visitantes sobre museus atuando como atrações turísticas. Várias implicações podem ser apontadas a partir dos resultados do estudo e são apresentadas sugestões interessantes para futuras pesquisas.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Loureiro, S. M. C., & Sarmento, E. M. (2017). Tornando os museus atrações para os turistas: lazer sério, significância e emoções como influenciadores do envolvimento comprometido. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 825-835. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8975
Secção
Marketing do turismo