Envolvimento da comunidade – a condição necessária para o sucesso da marca regional

  • Ricardo Correia Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança
  • Carlos Brito Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Palavras-chave: Branding regional, comunidade local, desenvolvimento regional, marketing

Resumo

Muitas das politicas de branding regional continuam a ignorar a comunidade local, as suas crenças, desejos e expectativas. Esta atitude faz com que não se tome partido de uma das principais fontes de diferenciação regional. De facto, numa era em que o imaterial e o capital relacional assumem relevância, a comunidade local é não apenas o elemento mais essencial da oferta do território como a sua principal fonte de diferenciação. Neste artigo é feita uma discussão teórica acerca relevância da comunidade local no branding regional. Tendo como base a revisão de literatura efetuada foi desenvolvido um modelo teórico com caráter operacional onde os locais emergem como elemento central para a política de branding regional. O modelo considera os locais como fonte de comunicação, consumo e produção da oferta regional. São apresentadas recomendações tendo em vista a inclusão da comunidade local como elemento central em qualquer política de branding regional.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Correia, R., & Brito, C. (2017). Envolvimento da comunidade – a condição necessária para o sucesso da marca regional. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 815-824. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8949
Secção
Marketing do turismo