Adjusting marketing efforts for terrorism and tourism: An exploratory discussion on motivation and on the desire for safety

  • Manuel Au-Yong Oliveira Universidade de Aveiro
  • Rui Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Terrorismo, turismo, segurança, inovação no destino, preço

Resumo

Os objetivos deste estudo são discutir as tendências no turismo, tendo em vista eventos sociais recentes, nomeadamente o terrorismo. Como e que adaptações são necessárias e podem ser feitas de forma a maximizar a utilidade dos consumidores de turismo assim como das organizações de turismo? Utilizamos uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, para determinar o poder dos seguintes motivadores: desejo de segurança, inovação no destino, e preço – com respeito a destinos turísticos – via um inquérito exploratório. Os respondentes eram alunos de mestrado (millennials), a frequentar uma unidade curricular sobre estratégia e competitividade, tendo-se registado 83 respostas válidas. Propomos um modelo exploratório de motivação, considerando-se os resultados do nosso inquérito, que poderá, no entanto, mudar, se o terrorismo vier a aumentar, para além dos níveis atuais. O nosso estudo indica que o turismo terá que evoluir para resolver uma nova necessidade – a da segurança e da inexistência de perigo enquanto se está de férias.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Oliveira, M. A.-Y., & Costa, R. (2017). Adjusting marketing efforts for terrorism and tourism: An exploratory discussion on motivation and on the desire for safety. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 801-813. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8943
Secção
Marketing do turismo