As expectativas dos consumidores das Caldas da Felgueira:

Uma análise temporal (1999-2017)

  • Adriano Barreto Ramos Instituto Politécnico de Viseu
  • Cláudia Sofia Magalhães Carvalho Universidade Portucalense Infante D. Henrique
  • Joaquim Antunes Instituto Politécnico de Viseu
Palavras-chave: Termalismo, Expectativas dos Consumidores, Turismo de Saúde, Marketing Termal

Resumo

O número de clientes nas termas em Portugal não tem parado de crescer nos últimos anos, pese embora se assista a uma diminuição no segmento designado como “clássico”. Saber o que procuram os clientes termais, quais são as suas expectativas e como se estruturam é um objetivo de todos os gestores, para fornecer serviços cada vez mais ajustados às preferências dos clientes. A legislação publicada em 2004 remete-nos também para dois conceitos aparentemente distintos de termalismo: Cura/Terapêutico e Bem-Estar, alegadamente uma nova forma de termalismo. Depois de encontrado o conceito de termalismo e procuradas as relações entre termalismo, saúde e turismo, foi realizada a pesquisa no terreno para conhecer as expectativas dos consumidores. De forma a termos uma perspetiva de evolução, foi usado, nas Caldas da Felgueira, o mesmo questionário que tinha sido aplicado no final da década de 90, com o mesmo objetivo de pesquisa. A evolução do setor, enquadrando as Caldas da Felgueira onde se realiza o estudo de campo, é analisada num período de tempo alargado e a análise dos dados é feita em dois momentos cronológicos, sendo feita a comparação entre eles. As ilações retiradas permitirão à empresa ajustar ou reposicionar a sua oferta, de acordo com as preferências evidenciadas e definir melhor as mensagens e canais de comunicação.

Publicado
2021-09-20
Como Citar
Ramos, A., Carvalho, C. S., & Antunes, J. (2021). As expectativas dos consumidores das Caldas da Felgueira:. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(2), 433-445. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.8897
Secção
Artigos