Gamificação e Marketing para um Turismo Sustentável: uma revisão exploratória

  • Viviane da Silva Souza Universidade de Aveiro
  • Susana Vasconcelos Marques Universidade de Aveiro (ISCA-UA)
Palavras-chave: Gamificação, sustentabilidade, turismo, marketing

Resumo

O setor do turismo tornou-se mais sensível às oportunidades de criação de novos serviços e produtos gamificados, nomeadamente na perspectiva da sustentabilidade. Neste cenário, o principal objetivo deste artigo é analisar a literatura sobre as potencialidades da gamificação para um turismo mais sustentável e compreender de que forma a gamificação está a ser perspetivada e explorada para resolver problemas de sustentabilidade no contexto do turismo. Para cumprir o objetivo, executaram-se pesquisas eletrônicas numa base de dados especializada, Scopus, resultando, no término da pesquisa, num conjunto de 53 artigos científicos identificados como relevantes para a abordagem deste estudo. A revisão exploratória da literatura viabilizou o mapeamento dos artigos disponíveis na base de dados Scopus e, a partir daí, foi possível identificar evoluções, tendências, alguns gaps de investigação e caminhos para investigação futura.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Souza, V. da S., & Marques, S. V. (2017). Gamificação e Marketing para um Turismo Sustentável: uma revisão exploratória. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 773-788. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8825
Secção
Marketing do turismo