Perceção internacional de Portugal como destino turístico
Resumo
O mercado turístico atual encontra-se em constante evolução, pelo que existe uma forte necessidade de os destinos turísticos tirarem partido das suas vantagens competitivas.
Este artigo procura identificar a perceção internacional do destino Portugal e dar a conhecer quais os aspetos mais valorizados do nosso país.
Neste sentido, a metodologia utilizada foi o questionário aplicado aos turistas estrangeiros que visitaram Portugal e a pesquisa e análise das notícias e artigos publicados no período de 2013 a 2018 em oito quality papers online dos quatro mercados emissores de turismo em Portugal.
Os resultados deste estudo destacam que de um modo geral os turistas consideram Portugal acolhedor e que beneficia maioritariamente das paisagens, do clima, da gastronomia e vinhos, do património histórico, das experiências, assim como das cidades e vilas, dos costumes e tradições e do estilo de vida português. Os estrangeiros auscultados estão por isso dispostos a recomendá-lo como destino turístico. As notícias e artigos positivos referentes a Portugal como destino turístico, publicados nos quality papers internacionais, reforçaram os aspetos e características do país valorizadas pelos turistas estrangeiros no processo de auscultação pública.
Torna-se fundamental que o destino Portugal conheça qual a perceção que os estrangeiros formulam sobre o país. Ainda que o facto de atualmente vivenciarmos um momento favorável no turismo, o mesmo não dispensa uma monitorização atenta da opinião destes públicos.