Perceção internacional de Portugal como destino turístico

  • Vânia Sousa Mestrado
  • Paulo Faustino P´ós doutorado
  • Cristina Rebelo Doutorada
Palavras-chave: comunicação, perceção, Portugal, reputação, turismo

Resumo

O mercado turístico atual encontra-se em constante evolução, pelo que existe uma forte necessidade de os destinos turísticos tirarem partido das suas vantagens competitivas.

Este artigo procura identificar a perceção internacional do destino Portugal e dar a conhecer quais os aspetos mais valorizados do nosso país.

Neste sentido, a metodologia utilizada foi o questionário aplicado aos turistas estrangeiros que visitaram Portugal e a pesquisa e análise das notícias e artigos publicados no período de 2013 a 2018 em oito quality papers online dos quatro mercados emissores de turismo em Portugal.

Os resultados deste estudo destacam que de um modo geral os turistas consideram Portugal acolhedor e que beneficia maioritariamente das paisagens, do clima, da gastronomia e vinhos, do património histórico, das experiências, assim como das cidades e vilas, dos costumes e tradições e do estilo de vida português. Os estrangeiros auscultados estão por isso dispostos a recomendá-lo como destino turístico. As notícias e artigos positivos referentes a Portugal como destino turístico, publicados nos quality papers internacionais, reforçaram os aspetos e características do país valorizadas pelos turistas estrangeiros no processo de auscultação pública.

Torna-se fundamental que o destino Portugal conheça qual a perceção que os estrangeiros formulam sobre o país. Ainda que o facto de atualmente vivenciarmos um momento favorável no turismo, o mesmo não dispensa uma monitorização atenta da opinião destes públicos.

Publicado
2021-09-20
Como Citar
Sousa, V., Faustino, P., & Rebelo, C. (2021). Perceção internacional de Portugal como destino turístico. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(2), 575-591. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.8797
Secção
Artigos