Personalidades das marcas de hotéis: um ensaio teórico

  • Aureo Paiva Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Palavras-chave: Personalidade de marca, branding, gestão hoteleira, turismo

Resumo

Os meios de hospedagem, especialmente os hotéis, cuja representatividade para o cenário do turismo é inquestionável, sofrem ainda pelo baixo volume de estudos científicos que envolvam o tema branding como elemento estratégico voltado para esse segmento. No momento de acirradas disputas pelo marketshare, ocasionado muitas vezes pela entrada constante de novos competidores e meios alternativos, que vão surgindo como novas opções de hospedagens, os autores alertam para que este setor seja beneficiado e receba a devida atenção de pesquisadores. O estudo então apresenta um ensaio teórico realizado em volta deste tema e que discute a realidade sobre o conteúdo já existente no cenário acadêmico envolvendo as personalidades de marcas dos hotéis aonde pesquisas prévias utilizam-se do modelo de Brand Personality Scale (BPS), de Jennifer Aaker, como ferramenta de análise das personalidades de marcas de hotéis de categoria econômica e de alto padrão. Como conclusão, fica evidente que há ainda um baixo número de pesquisas na literatura brasileira e internacional que se concentrem neste modelo de abordagem.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Neto, A. P., & Ferreira, L. V. F. (2017). Personalidades das marcas de hotéis: um ensaio teórico. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 761-777. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8783
Secção
Marketing do turismo